quarta-feira, 23 de março de 2011

Crise da Escola e Política Educativa: Herança Colonizadora, escravocrata e capitalismo dependente e gestão da escola pública que se alarga para menos.

Por: Maria das Dores Andrade

Começamos o trabalho nos perguntado como pode um país da magnitude do Brasil carregar em seu bojo contradições tão marcantes, que ao invés de cumprir seu papel de atender de forma qualitativa a população apenas reproduz conceitos e ações que perpetuam a desigualdade.
A pirâmide social, o salário mínimo, os direitos ao trabalho, a saúde, a educação e a moradia, etc. São constantemente negados as populações que sempre foram vulneráveis no nosso país. Negros, índios e mestiços brasileiros que longe de serem amparados pelo poder publico são oprimidos pelo próprio sistema.
Podemos exemplificar isto quando dizemos que 1% dos latifundiários detém cerca de 50% das propriedades rurais, fora isto a história brasileira relegou após a abolição da escravatura, a população negra aos guetos a falta de emprego e de formas dignas de subsistência.
Hoje a reprodução da política neoliberal garante o aprofundamento das desigualdades no âmbito social. Alimentado o Ornitorrinco de nossa sociedade. Com um grande número de analfabetismo absoluto e funcional.
Devemos observar que toda a estrutura educativa de hoje é fruto desta herança colonizadora, escravocrata e capitalismo dependente e gestão da escola pública que se alarga para menos.



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