tag:blogger.com,1999:blog-4140144189693747272024-03-13T22:00:38.208-07:00Seguidora de Paulo FreireEste blog irá procurar contribuir com a educação através de resenhas dos livros do autor, compartilhamento de projetos realizados, dicas de livros de educação, de cursos e capacitações, artigos e pesquisa sobre o assunto.Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.comBlogger25125tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-47120806794135159702015-11-11T04:52:00.000-08:002015-11-11T04:52:47.891-08:00A FLIPORTO APORTOU EM OLINDA E EXCLUIU OS ESCRITORES DA CIDADE
Carta
Aberta
Por: Maria de
Andrade - escritora
O colonialismo literário da organização
da FLIPORTO, chega a Olinda em 2015, certos de que estão salvando a população
de selvagens residentes da referida cidade.
Afinal, a mesma não tem um
arcabouço histórico literário, que justifique ceder um espaço de divulgação
Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-53277303200644659222015-01-16T14:33:00.000-08:002015-01-16T14:33:05.705-08:00PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o O art. 26-A da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.
§ 1o O conteúdo programático a que se refere este artigo incluirá diversos aspectos da Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-84299050736711412402015-01-15T01:49:00.004-08:002015-01-15T01:49:55.528-08:00PROJETO BIBLIOTECA ZUMBI COMVIDA: 1º Encontro de Literatura do CAIC de Olinda
ESCOLA
MUNICIPAL PROFESSORA NORMA COELHO – CAIC
AV. PRESIDENTE KENNEDY, S/Nº PEIXINHOS CEP: 53230630
OLINDA – PE
PROJETO
BIBLIOTECA ZUMBI COMVIDA:
1º Encontro de Literatura do CAIC de
Olinda
Gisonete Dias da
Silva
Maria Ângela S.
R. Gomes
Maria das Dores
Andrade de Barros
Sandra Cristina
Santana de Melo
Wanusa Xavier
Pinto
Autoras e OrganizadorasMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-34661574423503065032015-01-14T09:18:00.001-08:002015-01-14T09:18:35.190-08:00Calendário em LIBRASMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-41220869392292446412015-01-13T05:57:00.001-08:002015-01-13T05:57:39.852-08:00Estatuto do Idoso e dá outras providências.
LEI Nº 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003.
Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber que o Congresso Nacional decreta
e eu sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
Disposições Preliminares
Art. 1° É instituído o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos
assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
Art. 2° O Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-28596319388729325022015-01-09T01:32:00.001-08:002015-01-09T01:32:05.615-08:00Resumo de Língua de Sinais e a comunicação suplementar e alternativa: Questão polemica
O reconhecimento das línguas de
sinais representou um importante passo para a educação e a comunicação com os
surdos. O este texto procura abordar a importância do usos não da línguas de
sinais, mas outros sistemas alternativo na educação da criança surda a nível
internacional.
Experiências no campo da educação
especial com crianças surdas ou com outras deficiências não puderam sem
Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-45374895797715892942011-04-18T15:29:00.000-07:002011-04-18T15:29:38.744-07:00Convidamos o(a) Sr(a). para participar de uma reuniãoConvidamos o(a) Sr(a). para participar de uma reunião com a Valéria Labrea da Diretoria de Livro, Leitura e Literatura (SAI/Ministério da Cultura) que terá como pauta: Cartografia da Cadeia Criativa no Brasil – por uma política pública para o fortalecimento da cadeia criativa do livro.
Data: 04/05Horário: 14:30Local: Sede da União Brasileira de Escritores-UBE/PE (Rua de Santana, 202 - Casa Forte,Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-33674949541099114232011-04-18T09:07:00.000-07:002011-04-18T09:07:53.412-07:00Infância Contemporânea<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <!--[endif]--><!--[if gte mso 9]>Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-78767745113737314622011-03-23T17:05:00.000-07:002011-03-23T17:05:20.684-07:00Crise da Escola e Política Educativa: Herança Colonizadora, escravocrata e capitalismo dependente e gestão da escola pública que se alarga para menos.<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <![endif]--><!--[if gte mso 9]>Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-79604855741177922182011-02-24T12:26:00.000-08:002011-02-24T12:26:45.799-08:00SUNP0063.AVIMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-62349110474456090082011-01-05T10:06:00.001-08:002011-01-05T10:06:46.967-08:00Currículo<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 <!--[endif]--><!--[if gte mso 9]>Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-9175523043222867152011-01-05T10:03:00.000-08:002012-10-30T08:27:45.788-07:00Projeto Didático
<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <!--[endif]--><!--[if gte mso 9]>Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-19946171172969841802011-01-05T09:59:00.000-08:002011-01-05T09:59:39.107-08:00Quais as mudanças que podemos perceber com o uso das tecnologias no currículo?<!--[if gte mso 9]> Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE <!--[endif]--><!--[if gte mso 9]>Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-25748862614824634352010-10-24T09:07:00.000-07:002010-10-31T12:51:22.257-07:00Resenha Pedagogia do OprimidoOpressor e oprimido dos lados da mesma moeda! Por: Maria das Dores Andrade
Falar-nos bem Paulo Freire neste livro que aponta para diversos meus de opressão, entres a escola, que se põe a trabalho da opressão contras a grande maioria de indivíduos de nosso planeta. Usando de recursos muitas vezes invisíveis aos olhos de nossa gente para mantê-los na servidão.E por vezes o próprio Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-81937729722077336552010-01-27T02:27:00.000-08:002010-01-27T02:27:08.160-08:00Carta de Paulo Freire aos professores
Paulo Freire
Ensinar, aprender:
leitura do mundo, leitura da palavra
NENHUM TEMA mais adequado para constituir-se em objeto desta primeira carta a quem ousa ensinar do que a significação crítica desse ato, assim como a significação igualmente crítica de aprender. É que não existe ensinar sem aprender e com isto eu quero dizer mais do que diria se dissesse que o ato de ensinar exige a Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-14355661260406091742010-01-19T18:36:00.001-08:002010-01-19T18:36:33.193-08:00Tecnologia na educação: Aprendendo com as TCsCurso Tecnologia na Educação - Modulo 4
ATIVIDA 1
Professora: Andréia Patrocínio
Aluna: Maria das Dores Andrade de Barros
Projeto Didático
Problema:
A desvalorização da leitura e conhecimento do uso de matérias tecnológicas para uma aprendizagem efetiva.
Hipóteses:
A desvalorização do livro pelos alunos e comunidade.
O preconceito dos professores para o uso de tecnologias na educação.
Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-77661815441937157932010-01-16T03:33:00.001-08:002010-01-16T03:37:20.333-08:00Plano de aula
<!--
/* Font Definitions */
@font-face
{font-family:"Cambria Math";
panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;
mso-font-charset:0;
mso-generic-font-family:roman;
mso-font-pitch:variable;
mso-font-signature:-1610611985 1107304683 0 0 159 0;}
@font-face
{font-family:Calibri;
panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;
mso-font-charset:0;
mso-generic-font-family:swiss;
mso-font-pitch:variable;
Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-59987657927414012442010-01-09T02:49:00.000-08:002010-01-09T02:49:06.853-08:00Conversa com a poesiaMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-62174857909332236812010-01-05T02:48:00.000-08:002010-01-05T02:48:20.700-08:00Projeto Pequenos Multipicadores
ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ
Projeto
“ Pequenos multiplicadores”
Tema: Ler por prazer
“Queremos construir escolas para onde as crianças e os jovens e professores, todos gostem de si e sintam que são suas. Não as abandonem e delas não se deixem expulsar.” (FREIRE)
06/2007
INTRODUÇÃO
É possível explorar a leitura na escola através dos próprios alunos Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-73688695866012653422010-01-04T02:31:00.001-08:002010-01-04T02:31:36.795-08:00Tecnologia e EducaçãoQuais as mudanças que podemos perceber com o uso das tecnologias no currículo?
Para responder esta pergunta, temos que nos indagar qual o objetivo da instituição escola? E nos responder de forma satisfatória, por isso, iremos teorizar esta questão com alguns textos e autores conhecidos. Começando por; Indagação obre currículo distribuído pelo MEC. O capitulo Currículo e Desenvolvimento HumanosMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-28199882175411856872009-12-11T05:40:00.001-08:002009-12-11T05:41:03.134-08:00ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ
Projeto
“ Pequenos multiplicadores”
Tema: Ler por prazer
“Queremos construir escolas para onde as crianças e os jovens e professores, todos gostem de si e sintam que são suas. Não as abandonem e delas não se deixem expulsar.” (FREIRE)
Autora: Maria das Dores Andrade de Barros
06/2007
INTRODUÇÃO
É possível explorar a Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-1116045668654800622009-12-08T05:29:00.001-08:002009-12-08T05:29:25.196-08:00Pedagogia do Oprimido
<!--
/* Font Definitions */
@font-face
{font-family:"Cambria Math";
panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4;
mso-font-charset:1;
mso-generic-font-family:roman;
mso-font-format:other;
mso-font-pitch:variable;
mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;}
@font-face
{font-family:Calibri;
panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4;
mso-font-charset:0;
mso-generic-font-family:swiss;
mso-font-pitch:variableMaria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-12488511650769569482009-12-07T03:50:00.000-08:002009-12-07T03:50:35.392-08:00sobre mim!
Às vezes me pergunto o que é mais importante nesta vida e sempre diante destas indagações encontro como resposta a educação! Tanto como educadora ou como aprendiz vejo-a fazer parte constantemente de minha vida. E posso dizer sinto-me feliz com isto.
Sou aluna da cartilha de Paulo Freire e como tal compreendo que todos nós somos capazes de contribuir ao aprendizado do outro, as crianças os Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-66565741077292672032009-12-02T04:23:00.001-08:002009-12-02T04:23:31.205-08:00"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais
"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"
''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''
"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".
"O tempo que levamos dizendo que para haver Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-414014418969374727.post-88136503008743183382009-12-02T04:07:00.000-08:002009-12-02T04:22:10.517-08:00FRASES DE PAULO FREIRE"Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda".
"Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem - por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais - em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando seu pensar que nada sabem em saber que pouco sabem, possam Maria das Doreshttp://www.blogger.com/profile/04497676396099031851noreply@blogger.com0