segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tecnologia e Educação

Quais as mudanças que podemos perceber com o uso das tecnologias no currículo?

Para responder esta pergunta, temos que nos indagar qual o objetivo da instituição escola? E nos responder de forma satisfatória, por isso, iremos teorizar esta questão com alguns textos e autores conhecidos. Começando por; Indagação obre currículo distribuído pelo MEC. O capitulo Currículo e Desenvolvimento Humanos, nos trás uma clara definição do papel da escola ” A existência da escola cumpre um papel antropológico muito importante: Garantir a continuidade da espécie, socializando para as novas gerações as aquisições, invenções resultante do desenvolvimento cultural humanidade.”
As tecnologias que sãos os produtos da intervenção humana, comprem dois papeis complementares, hora de objeto de estudo, hora de suporte para a aprendizagem, podemos perceber esta dualidade claramente o objeto escrita. Que traz em seu bojo um história de mais de 35 mil anos, o que hoje a criança deveria aprender em no Maximo 4 ano,s teve um percurso de milênios.
A escrita como objeto, é claramente trabalhada através de vários meios tecnológicos, como por exemplo, o computador, nas redes de relacionamento ou blogs, os alunos podem desenvolver a capacidade de coerência, a coezão textual e a capacidade de argumentação, pedidos pelos currículos de língua portuguesa em todos os países luzofônicos, inclusive podemos através da web integras as literaturas destes países.E a escrita também é suporte do aprendizado, foi através dela que obtive formação neste curso, antes dele, nas escolas de iniciação, e é através dela que hoje levo a público o que aprendi.
Portanto só posso supor que o uso da tecnologia é de fundamental importância para o aprendizado, mas, só se podermos vê-la na sua complexidade, suas varias nuances e dimensões. Como nos traz Edgar Morin, assim teremos um aprendizado qualitativo, que poderá resistir ao tempo. Bem como mais prazeroso que nos mostra a prática de tudo que aprendemos. Fiz todo a essa introdução para lembrar aos colegas que tem medo da tecnologia na sala de aula, que ela é matéria que fundamenta a escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página