sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ESCOLA MUNICIPAL CRIANÇA FELIZ











Projeto
“ Pequenos multiplicadores”

Tema: Ler por prazer






“Queremos construir escolas para onde as crianças e os jovens e professores, todos gostem de si e sintam que são suas. Não as abandonem e delas não se deixem expulsar.” (FREIRE)


Autora: Maria das Dores Andrade de Barros

06/2007




INTRODUÇÃO




É possível explorar a leitura na escola através dos próprios alunos sensibilizando-os para serem multiplicadores de contadores de histórias. A intencionalidade deste projeto é envolver alunos do 1º e 2º ano do 2ºciclo a ler por prazer, para estudar e para transformar. Constituir interdisciplinaridade como estudo unificado propondo liberdade de escolha, orientados pelo educador como mediador de informações na aprendizagem. A leitura-estudo exige pesquisa, organização, seriedade, dedicação para entendimento da linguagem, tanto quanto a leitura-prazer faz parte da formação do leitor em construção. É universal que a leitura é poderosa: instrui, educa, nutre o imaginário, ensina a olhar o mundo e as pessoas de maneira diferenciada, instrumentaliza a visão crítica e permite a pessoa construir melhor sua história entender a dos outros.










06/2007


Justificativa

O presente projeto estabelece um conjunto de ações sistemáticas onde estabelece a qualidade e hábito prazeroso da leitura, divulgação da cultura e flexão dos gêneros literários. Ler passa a representar, portanto a afirmação do sujeito, de sua historia como condutor de linguagem e de sua singularização como intérprete. Baseado numa estatística educacional referente ao ensino aprendizagem anual da nossa unidade escolar, foi possível constatar um baixo rendimento nos desempenhos de leitura e escrita no que se reflete na evasão escolar e falta de estimulo para aprendizagem dos nossos educando. A intencionalidade deste projeto é envolver alunos do 1º e 2º ano do 2ºciclo a ler por prazer, para estudar e para transformar. Esta proposta tem a pretensão de atender a expectativa de uma interação sala de aula e brinquedoteca, analisada pela evolução que o projeto de leitura “ Pequenos multiplicadores” pode oferecer a comunidade escolar. É possível explorar a leitura na escola através dos próprios alunos, sensibilizando-os para serem multiplicadores e contadores de histórias. Constituir momentos, o contato com os livros multidisciplinar e em várias linguagens é indispensável. Conviver com os diferentes gêneros textuais aguça a capacidade de distingui-los e de entender seu funcionamento. É imperativo que o professor atue como mediador. A leitura-estudo exige pesquisa, organização, seriedade, dedicação para entendimento da linguagem, tanto quanto a leitura-prazer faz parte da formação do leitor em construção, segundo Rego “ ... Compreender a questão da mediação, que caracteriza a relação do homem com o mundo e com os outros homens, é de fundamental Importância justamente porque é através deste processo que as funções psicológicas superiores ,especificamente humanas, se desenvolvem...”

06/2007

OBJETIVO
Apreciar a leitura divulgando nossa língua redescobrindo o gosto pela literatura no diferentes gêneros.

Objetivos específicos
* Desenvolver a sensibilidade do papel de multiplicadores em contadores de história.
* Possibilitar aos estudantes meios que permitam a elaboração das atividades.
* Promover a integração dos participantes.
* Divulgar a cultura, através das leituras sistemática e reflexiva dos gêneros literários.
* Criar o habito de ler e contar história.
Medotologia
Após consultar os alunos do 1º e 2º ano do 2º ciclo (em média 15 para cada turno) de quem gostaria de participar do Projeto “Ler por prazer” reunir na brinquedoteca para conhecerem e criarem as regras da evolução do projeto. Os estudantes escolhem os livros, fazem leitura e dramatizam dentro deste mesmo espaço orientados pela professora (bibliotecária). Os alunos participarão no horário oposto ao seu turno de aula, no período de 03 horas durante 6 meses( das 9hs às 12hs e 13hs às 16hs). Para serem multiplicadores deverão dramatizar ou ler os livros escolhidos nos eventos anunciados, em nossa Unidade Escolar pela professora (bibliotecária) marcado antecipadamente.
AÇÃO
O planejamento para o trabalho com literatura deve observar os seguintes passos:
* definindo-se os títulos a serem lidos, deve-se ter em mente os objetivos que definem o interesse e as possibilidades de trabalho com os estudantes, em seguida pensar em atividades, materiais, espaço, técnicas e tempo disponíveis para o desenvolvimento do trabalho.
06/2007
Material
• livros * cadernos * lápis com borracha * lápis de cor *cartolina * piloto * cola * fita crepe
• * tesoura * jornal * revista velha
ATIVIDADES

O TRABALHO COM A LITERATURA POSSIBILITA.

*Leitura de título ou a visualização do livro para que os alunos imaginem a história.
*Narração do começo de uma historia, pelo professor, ou menção de um trecho que desperte a curiosidade do aluno pela continuação.
*Leitura do professor, após a leitura dos alunos, solicitando que modifiquem o final da historia.
*Discussão sobre as impressões causadas após a leitura.
*Estabelecimento de relação dos textos com outros já lidos.
*Exploração da leitura-estudo, que permite questionar o título, autor, ordem dos fatos, características dos personagens, lugar onde ocorrem os fatos, época em que tudo acontece, idéias veiculadas no texto, sentimentos provocados no leitor, variedade lingüística empregada etc.
*Explorando a seqüência de acontecimentos, comentários sobre as diferentes passagens, relação da história com o título, reflexão sobre o assunto etc.
*Valorização da leitura coletiva, na qual todos os alunos lêem o mesmo título e promovem discussões após a leitura, pois é mais instigante e permite mais reflexões e entendimento.
*Proposição para que os alunos se reúnam em equipes, e que cada equipe crie uma forma de apresentar a historia lida, utilizando diferentes estratégias: como dramatização corporal ou marionetes, musical, narrativa, jogral, painéis.
*Criação de outras atividades que a prática e a imaginação do professor e estudantes podem apresentar.
*Jogos educativos seqüencial sobre a leitura como interpretação textual.
*Prever situações de leitura em voz alta pelo professor e pelos os alunos.
*Promover leitura individual para estimular preferências e formar leitores autônomos.
*Quando for pertinente, envolver outras linguagens, como produções teatrais, música, pintura e cinema.
*Promover momentos de discussão literária com os estudantes e autores.
*Promover lançamentos das produções recriadas dos estudantes.

06/2007

Avaliação




Observação da interação e evolução que o projeto de leitura “ Pequenos multiplicadores” propiciou entre as relações pessoais dos envolvidos e os hábitos transformadores do prazer de ler que se estabeleceu através das atividades propostas.

...E o sonho, a arquitetura de hipóteses, o lúdico, fazem parte da experiência das crianças (...)
(FREIRE)






























06/2007



Bibliografia




FREIRE, Paulo Raízes e Asas. São Paulo. CENPEC/UNICEF/MEC/ITAU, Vol.4.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo; ed. Ática, 1997.
FREIRE, Instituto Paulo. Almanaque histórico. São Paulo, ed. Mercado Cultural.
REGO, Teresa Cristina. Vygostsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação.Petrópolis,RJ: Vozes 1995.
EDUCAÇÃO, Revista É preciso transformar. Ler, escrever e libertar, pág. 34. Nº. 102.
ESCOLA, nova. Revista Avaliação, pág.30. Nº199.
ESCOLA, nova. Revista Leitura; Todas as leituras, pág.31. Nº194.
APRENDE. Brasil. Revista O poderoso mundo da leitura, pág.08. Nº 09.










06/2007

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