quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

"A educação modela as almas e recria os corações. Ela é a alavanca das mudanças sociais




"Não posso continuar sendo humano se faço desaparecer em mim a esperança"



''Não há saber mais, nem saber menos, há saberes diferentes''



"Como professor não me é possível ajudar o educando a superar sua ignorância se não supero permanentemente a minha".



"O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e a viver a alegria".



"...aprender não é um ato findo.Aprender é um exercício constante de renovação..."



"...Inauguram o desamor, não os desamados, mas os que não amam, porque apenas se amam..."



"A amorosidade de que falo, o sonho pelo qual brigo e para cuja realização me preparo permanentemente, exigem em mim, na minha experiência social, outra qualidade: a coragem de lutar ao lado da coragem de AMAR!!!"

"Não é, porém, a esperança um cruzar de braços e esperar. Movo-me na esperança enquanto luto e, se luto com esperança, espero. "



"Por isso a alfabetização não pode ser feita de cima para baixo, como uma dádiva ou uma imposição, mas de dentro para fora, pelo próprio analfabeto e apenas com a colaboração do educador"."Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo; os homens educam-se entre si, mediados pelo mundo".



"A teoria sem a prática é puro verbalismo inoperante, a prática sem a teoria é um atavismo cego".



"O conhecimento exige uma presença curiosa do sujeito em face do mundo. Requer uma ação transformadora sobre a realidade. Demanda uma busca constante. “Implica em invenção e em reinvenção”.



"Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil. porque estudar pressupõe criar, recriar, e não apenas repetir o que os outros dizem...""Estudar é um dever revolucionário""A escola sozinha não muda as condições de injustiças sociais... Resta perguntar: Está fazendo tudo que pode?"



"Não nego a competência, por outro lado, de certos arrogantes, mas lamento neles a ausência de simplicidade que, não diminuindo em nada seu saber, os faria gente melhor. Gente mais gente".

"A educação tem caráter permanente. Não há seres educados e não educados. Estamos todos nos educando".



"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página