segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

sobre mim!



Às vezes me pergunto o que é mais importante nesta vida e sempre diante destas indagações encontro como resposta a educação! Tanto como educadora ou como aprendiz vejo-a fazer parte constantemente de minha vida. E posso dizer sinto-me feliz com isto.




Sou aluna da cartilha de Paulo Freire e como tal compreendo que todos nós somos capazes de contribuir ao aprendizado do outro, as crianças os idosos, nós mesmos. Por isso eu procuro estar sempre aberta a novos conhecimentos, todos os dias de minha vida.



Talvez seja esta disponibilidade que me leve à contemplação poética, que traga aos meus dias este brilho que ao mesmo tempo em que me eleva também me traga para o abismo do medo de não mais poder fazer coisas belas, amar este destino é sobre tudo me entregar ao abismo que é esta necessidade de saber.



Considero-me uma pessoa simples, com gostos e atividades com este mesmo contexto. Por isso considero que meus alunos também possam participar deste caminho, eles como eu são capazes sim de criar poesia com a matéria do cotidiano, e assim eu os estimulo e vejo grandes resultados.



Ver esta capacidade nas crianças cria uma nova perspectiva para a educação, para mim como professor e para o mundo de hoje como realidade. Talvez esteja na hora de abrirmos a cortina e deixar que nossos alunos brilhem como as estrelas que são.



Nos como professores devemos estimular nossos alunos a trilhar melhores caminhos, durante este tempo que estive escrevendo este texto, uma estrofe de um poema que fiz recentemente não sai de minha cabeça. Diz assim “O sol muito egoísta nos impede de brilhar, mas a lua generosa tece um manto estelar”. Ou seja, quero ser para meus alunos a lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página