quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Currículo



Por: Maria das Dores Andrade de Barros


Segundo a UNESCO (2004, p. 13) Um currículo resulta de escolhas que devem levar em conta não apenas “o que” deve ser ensinado e “como” deve ser ensinado, mas principalmente “por que” este conhecimento deve ser ensinado. O que levou a opção por estes e não por outros conhecimentos? Quais são os interesses que estão por trás dessas escolhas?
O currículo precisa ser entendido como um processo de construção social, atravessado por relações de poder “que fizeram e fazem com que tenhamos esta definição determinada de currículo e não outra, que fizeram e fazem com que o currículo inclua um tipo determinado de conhecimento e não outro” (Silva 2002, p. 135)
O currículo vigente na maioria das escolas caracteriza-se pela fragmentação, pela falta de contextualização e pela irrelevância. Podemos por tanto compreende-lo como a forma que a escola escolhe para ordenar os saberes que o aluno necessita para a construção de um sujeito ativo e participativo da sociedade em que vive. De forma a que o aluno possa produzir seu próprio saber e dividi-lo com os seus pares. Esta verdade está fora da realidade da instituição escola no nosso país, teremos que fazer um esforço para mudar a realidade.
Os conhecimentos são trabalhados em partes, cada disciplina não estabelece relações com as outras e até dentro da mesma área não há uma abordagem sistêmica, com vistas à integração e à percepção de que todas as coisas estão interligadas e o que acontece em uma parte reflete no todo e vice-versa.
Trabalha-se com fenômenos isolados e apresentados fora de um contexto histórico, social, político, cultural e fora da realidade dos/as estudantes. De modo geral, esse currículo desconsidera a diversidade cultural, privilegiando visões de mundo hegemônicas.




Fonte(s):
SILVA, T. T. (2002). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica.

MEC/SEESP. Educar na Diversidade. Material de Formação Docente. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página